A Importância da Proteína de soja
A PROTEÍNA DE SOJA É UMA PROTEÍNA ISOLADA DO GRÃO DE SOJA
Os dados sugerem que as dietas ricas em produtos vegetais em oposição às dietas ricas em produtos animais, ajudam a reduzir as concentrações de colesterol e o risco de vir a sofrer de doenças cardíacas. A proteína alimentar de origem vegetal, como a proteína de soja, parece reduzir as concentrações de colesterol em humanos e animais, apesar do mecanismo através do qual a proteína de soja reduz os níveis de colesterol não ser ainda evidente.
Uma das teorias sugere que o efeito da proteína de soja sobre as concentrações de colesterol deve-se principalmente à sua composição de aminoácidos. No entanto, um número de componentes não aminoácidos nos produtos de soja, em particular os fitoestrogénios, tem vindo a ser associado à redução de lípidos no sangue. Os estudos em seres humanos têm demonstrado que a proteína isolada de soja, contendo 62 mg de isoflavonas, dada a consumir a indivíduos hipercolesterolémicos, conduz à redução de 10% no colesterol total.
CARACTERÍSTICAS E NUTRIENTES DA SOJA
- Os alimentos de soja há muito que são reconhecidos pelo seu teor rico em proteína e baixo em gorduras saturadas. Apesar de ser de origem vegetal, a qualidade da proteína é quase comparável à proteína de origem animal.
- A soja é o único alimento vegetal que contém os oito aminoácidos essenciais.
- A soja contém cerca de 40% de proteína, 20% de gordura, 35% de hidratos de carbono e 5% de minerais.
- A soja é uma fonte rica em Vitaminas A, D e E; e contém quantidades razoáveis de vitaminas do Complexo B e minerais como o ferro, cobre, zinco, magnésio e fósforo.
- A soja é também uma fonte rica de saponinas, isoflavonas e fitoestrogénios; e uma boa fonte de antioxidantes (lecitinas e Vitamina E).
BENEFÍCIOS DA PROTEÍNA DE SOJA PARA O BEM-ESTAR
A proteína de soja confere uma série de benefícios desejáveis ao bem-estar.
- Reduz o colesterol total em hiperlipidêmicos.
- Atenua os sintomas menopausa/pós-menopausa.
- Abranda a perda de massa óssea nas mulheres no período pós-menopausa.
- São uma excelente fonte de proteína para os indivíduos com intolerância à lactose.
- Sendo rica em fibra e tendo um índice glicémico baixo, a proteína de soja pode ajudar no controlo de peso.
fonte: www.vidadequalidade.com.br